Distância total

Altimetria
4.121m

A FORÇA DA TERRA

Congonhal, Senador José Bento, Tocos do Moji, Estiva, Consolação, Paraisópolis, Conceição dos Ouros e Cachoeira de Minas

Etapa 1

Congonhal – Senador José Bento – Tocos do Moji

Iniciamos a Rota Marrom na bela cidade de Congonhal, famosa pelo Complexo Turístico da Nossa Senhora Rainha da Obediência, suas belezas naturais, hospitalidade e deliciosa comida mineira.

Saindo de Congonhal, após coletarmos o primeiro carimbo no passaporte, seguindo para Oeste, passaremos por um pequeno trecho da Rodovia Juscelino Kubitschek de Oliveira e seguiremos nas estradas de chão, com lindas paisagens rurais, passando pelo Bairro Água Parada e seguindo até o município de Senador José Bento.

Aproveitamos para descansar um pouco, curtir as belezas desse pequeno paraíso, famoso pelo seu Vale do Café com Leite, rico em belezas naturais, mirantes e cachoeiras e, claro, tomar um delicioso cafezinho.

Coletamos o segundo carimbo e seguimos, sentido Sul, pela estrada de chão sentido Borda da Mata. No percurso passamos pelo Bairro Barro Amarelo, e seguimos mais 11km até o município de Borda da Mata, pertencente ao Circuito Turístico das Malhas. Lá encontramos a belíssima Basílica de Nossa Senhora do Carmo, muitas lojas, cafés e restaurantes para mais uma paradinha durante nosso pedal.

Em Borda da Mata, ao passarmos pela Basílica, seguimos pela Av. Alvarina Pereira Cintra, que é o mesmo percurso do Caminho da Fé. São diversas placas e setas amarelas pintadas em postes e mourões, bastou seguirmos a indicação do Caminho da Fé sentido Tocos do Moji e logo encontramos a confirmação com as setas do Serras Verdes também.

Neste trecho encontramos um dos momentos mais desafiadores, a subida para a famosa Porteira do Céu, momento de superação, autoconfiança e uma vista incrível para compensar o esforço da subida. Mais 8km e chegamos à Tocos do Moji, momento de coletar o terceiro carimbo, comer o tão famoso Pastel de Farinha de Milho, curtir a hospitalidade e simplicidade do povo local e ter uma bela noite de sono.

Distância: 56,32 km

TODOS OS DIAS 7H ÀS 20H

Etapa 2

Tocos do Moji – Estiva – Consolação

Saímos de Tocos do Moji, sentido Nordeste, pela estrada de bloquetes para o Bairro Fernandes, uma delícia de caminho em meio à calmaria do interior. Seguimos cerca de 2 km por estrada de chão até encontrar novamente com o Caminho da Fé, onde seguimos em direção ao bairro Fazenda Velha, mais um ponto de apoio tranquilo para recarregar as energias.

Seguimos sentido a Estiva, trecho com certa dificuldade e elevação, de onde avistamos o belíssimo Pico do Carapuça. A descida até Estiva nos dá tempo de recuperar as energias, apreciando as lindas paisagens do vale. Chegando na Terra do Morango, são diversas opções de restaurantes, bares, padarias e atrativos para apreciarmos e providenciarmos o quarto carimbo em nosso passaporte.

Ao sair de Estiva, cruzamos a Fernão Dias pela passarela utilizada pelos romeiros do Caminho da Fé, e continuamos por estrada de chão sentido à Serra do Caçador, o ponto de maior dificuldade desta etapa, mas com um visual que compensa cada gota de suor derramado.

Após uma pausa para recuperar o fôlego, seguimos o trajeto até a pequena e tranquila cidade de Consolação. Rodeada de mata nativa, pedras, grutas e cachoeiras, e de um povo simpático e muito acolhedor.

Pausa para coletarmos o quinto carimbo, apreciar uma boa comida mineira e uma excelente noite de descanso.

Distância: 49,28 km

TODOS OS DIAS 7H ÀS 17H

Etapa 3

Consolação – Paraisópolis – Conceição dos Ouros

Saindo de Consolação, sentido Leste, pegamos um pequeno trecho da Rodovia 295 e seguimos pelo Caminho da Fé, repleto de belezas naturais e paisagens encantadoras. No trecho mais elevado da etapa, passamos próximo ao Pico do Machadão, mais um momento de esforço e superação para sermos premiados com uma paisagem única.

Apenas mais 5km de pedal e chegamos ao município de Paraisópolis, repleta de prédios históricos, bares, restaurantes e muitos atrativos naturais. Perfeito para aquela pausa, passear pela cidade, comer um bom almoço, carimbar nosso passaporte pela sexta vez e seguir caminho para a próxima cidade.

Agora sentido Norte, iniciamos nosso pedal pelo centro de Paraisópolis até a Rodovia Antônio Simões de Almeida, cerca de 2km pela rodovia e entramos na estrada de chão novamente. Momento de curtir o trajeto mais plano de toda a Rota Marrom, passeando pelos belos vales, curtindo o visual, os animais, a vegetação, as lindas e antigas fazendas cafeeiras.

São cerca de 24km até a chegada em Conceição dos Ouros, a capital nacional do Polvilho e sede de diversos sítios arqueológicos, nos quais já foram encontrados artefatos indígenas de mais de 700 anos de história. Momento de curtirmos a cidade, carimbarmos o passaporte na sétima cidade e descansar para a última etapa do roteiro.

Distância: 48,26 km

ÀS 00H

Etapa 4

Conceição dos Ouros – Cachoeira de Minas

E chegamos à última etapa da Rota Marrom. Saindo de Conceição dos Ouros, sentido Sudoeste, passamos em frente à alguns produtores de polvilho, seguimos pela estrada de chão até a entrada para o Pico Monte Belo na Serra Grande, o ponto de maior elevação dessa etapa.

Seguimos passando pelo Bairro Brochado, e após mais 5km chegamos no Bairro Itaim.

Mais 16km pela área rural, curtindo a simplicidade, tranquilidade e as belezas do campo, para então chegarmos à Cachoeira de Minas. O sentimento de superação, orgulho, gratidão e alegria toma conta de nosso ser, pois chegamos ao final de nosso roteiro.

Coletamos o oitavo, e último, carimbo e aproveitamos para curtir os atrativos e o artesanato local, os produtos maravilhosos que são produzidos no município, como o café, o queijo e tantos outros. Tranquilidade e descanso para fecharmos com chave de ouro nosso roteiro.