Distância total

Altimetria
5.516m

O ESPLENDOR DAS MATAS

Córrego do Bom Jesus, Gonçalves, Sapucaí-Mirim, Monte Verde, Extrema e Camanducaia

Etapa 1

Córrego do Bom Jesus a Gonçalves

Iniciamos a Rota Verde em Córrego do Bom Jesus, um pequeno município rodeado pelas belezas naturais da Serra da Mantiqueira. Partimos do Santuário do Bom Jesus sentido a estrada da Embratel, até o Bairro Bocaina na famosa venda do Gordura, pegamos à direita e de lá rumo ao lindo Bairro do Pinhalzinho (Paraisópolis), percorrendo cerca de 14km até então. Seguimos por mais 5km até o Distrito dos Costas (Paraisópolis), paramos para descansar um pouco e apreciar a gastronomia local, que por sinal é deliciosa.

Saindo dos Costas, continuamos sentido Gonçalves, não pela estrada principal, mas sim sentido a Cachoeira dos Henriques. Após 2km, na primeira encruzilhada, pegamos sentido a Gonçalves, a “pérola da Mantiqueira”, repleta de bares, restaurantes, pousadas, cervejarias, artesanato e aquele clima aconchegante da roça. Na chegada já coletamos o nosso carimbo, e tiramos o restante do dia para curtir o centro comercial, degustar a comida típica da Mantiqueira e aquele descanso merecido.

Distância: 27,86 km

MAPAS DA ETAPA 1

Etapa 2

Gonçalves a Sapucaí-Mirim

Saímos de Gonçalves, ao Sul, pela estrada de bloquetes para o Bairro São Sebastião das 3 Orelhas, um caminho repleto de Araucárias, flores, e muita vegetação nativa. Continuamos pelo Bairro Campestre até o Belvedere Serrano (São Bento do Sapucaí-SP), parada obrigatória para apreciar uma vista de tirar o fôlego e que rende belíssimas fotos. Em seguida, descemos sentido São Bento do Sapucaí, passando pelo Bairro Serrano, no qual encontramos diversos pontos para se hidratar e comer mais alguns quitutes. No final do bairro, à direita, chegamos na Rodovia SP-042, pela qual percorremos apenas 1km até a entrada para o Bairro do Sítio. Pouco tempo depois já retomamos o percurso por estradas mineiras e chegamos no nosso destino, Sapucaí-Mirim. Famosa pela criação e pratos à base truta, pelo NR Resort e paisagens lindíssimas. Obviamente tiramos o restante do dia para conhecer um pouco mais das belezas de Sapucaí-Mirim, coletar nosso carimbo e descansar bastante para a próxima etapa de 63km.

Distância: 31,11 km

PADARIA CENTRALPRAÇA FORTUNATO PEREIRA, 36 – CENTRO

SEG A SEX 06H ÀS 19H

DOM DAS 6H ÀS 12H

RESTAURANTE CANTINA DA LURDINHAAV. CORONEL FELIX PINTO CARVALHO, 45 – CENTROTODOS OS DIAS 10H às 17H
CREMUMINAS EMPÓRIO E CAFÉESTRADA DA CACHOEIRA KM4TER A DOM 9H ÀS 18H
HOSPEDARIA CURRUPIRABAIRRO DO CURRUPIRA KM23,4TODOS OS DIAS 6H AS 00H
RESTAURANTE ANTÔNIO LEMESESTRADA JOSÉ DE PAIVA E SILVA KM14TER A DOM 9H ÀS 16H

MAPAS DA ETAPA 2

Etapa 3

Sapucaí-Mirim a Monte Verde

De Sapucaí-Mirim, seguimos sentido Oeste, um trecho de subidas constantes, mas com umas das mais belas paisagens do Sul de Minas, pois a estrada corta uma das maiores áreas de preservação ambiental da Serra da Mantiqueira. Foram cerca de 17km até o Bairro do Paiol, onde nos deparamos com uma obra de arte ao céu aberto, uma espécie de capela com cascata, e muita criatividade. Dali continuamos sentido Bairro do Juncal e, posteriormente, Bairro Ponte Nova, passando em frente a conhecida Fazenda Esperança. Seguimos sempre as setas indicativas até a Rodovia MG 886, pela qual percorremos apenas 2,8km até o Portal de Entrada do Distrito de Monte Verde (Camanducaia). Já aproveitamos para coletar nosso carimbo no Portal do Distrito e depois aproveitamos o tantos atrativos, lojas e restaurantes do destino mais romântico do Brasil!

Duração estimada: Treino 3:30h – Moderado 4:30h – Passeio 6:00h

Distância: 61,56 km

Desnível positivo: 1.489 m

Desnível negativo: 860 m

Elevação máxima: 1.538 m

Elevação mínima: 883 m

Veja onde carimbar seu passaporte nas cidades da Etapa 3 da Rota Verde

NOME DO EMPREENDIMENTO ENDEREÇO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
PADARIA CENTRAL PRAÇA FORTUNATO PEREIRA, 36 – CENTRO SEG A SEX 06H ÀS 19H DOM DAS 6H ÀS 12H
RESTAURANTE CANTINA DA LURDINHA AV. CORONEL FELIX PINTO CARVALHO, 45 – CENTRO TODOS OS DIAS 10H às 17H
CREMUMINAS EMPÓRIO E CAFÉ ESTRADA DA CACHOEIRA KM4 TER A DOM 9H ÀS 18H
HOSPEDARIA CURRUPIRA BAIRRO DO CURRUPIRA KM23,4 TODOS OS DIAS 6H AS 00H
RESTAURANTE ANTÔNIO LEMES ESTRADA JOSÉ DE PAIVA E SILVA KM14 TER A DOM 9H ÀS 16H

Portal de Monte Verde

Avenida Monte Verde, 01

TODOS OS DIAS 08h às 19h

MAPAS DA ETAPA 3

Etapa 4

Monte Verde a Extrema

Partimos de Monte Verde (Camanducaia) retornando pela Rodovia MG 886 pelos mesmos 2,8km, até a entrada para a estrada de terra sentido à Melhoramentos Florestal, a qual possui uma imensa reserva que abriga espécies nativas da fauna e da flora da Mantiqueira. Pela estrada respiramos o ar puro e contemplamos as belezas naturais dessa importante área de preservação ambiental. Após percorrermos 13km pelas estradas rurais, cruzamos rapidamente pela Rodovia MG 886 para entrarmos no Bairro Jaguari do Meio, por onde encontramos loja de artesanato e um lindo Templo da Gnosis. Paradinha para fotos, claro! Continuamos até o Bairro Jaguary de Baixo, pelo qual seguimos margeando as águas do Rio Jaguari até entrarmos na Rota das Águas no município de Extrema. O caminho até o centro é pavimentado, e nesta rota está o Projeto Conservador das Águas e o Parque Municipal da Cachoeira do Salto, além de cachaçarias, apiário, café mineiro, doces, queijos artesanais, mercearias rurais emuito mais. Foram diversas paradas para curtir tudo que Extrema tem a oferecer e, obviamente, já coletamos nosso carimbo para eternizar mais uma conquista!

Duração estimada: Treino 2:30h – Moderado 3:30h – Passeio 5:00h

MAPAS DA ETAPA 4

Etapa 5

Extrema a Camanducaia

Após uma bela noite de descanso, retomamos nosso pedal saindo da praça Matriz do Santuário de Santa Rita de Extrema. Seguimos novamente por 19km pela Rota das Águas, passando pelos mais diversos empreendimentos e atrativos turísticos da rota. Na divisa com o território do município de Camanducaia, pegamos a estrada de terra sentido ao Bairro Rincão. Percorremos mais 7km e viramos em direção ao Bairro Cruzeiro. Chegando na cidade encaramos uma bela subida até o ponto mais alto do bairro, uma linda vista para fecharmos a quinta etapa da rota. Depois foi só descida e alegria até o centro de Camanducaia, onde paramos para carimbarmos nosso passaporte, aproveitar uma bela refeição e partiu descansar!

Duração estimada: Treino 1:30h – Moderado 2:30h – Passeio 4:00h

MAPAS DA ETAPA 5

Etapa 6

Camanducaia a Córrego do Bom Jesus

Último dia de pedal e a saudade já estava batendo antes mesmo de sair. Partimos do centro de Camanducaia, cortamos boa parte da cidade sentido Terminal Rodoviário, pelo qual passamos e continuamos sentido Bairro Ribeirada e de lá para o Bairro Pinhalzinho. Após aproximadamente 17km de pedal, chegamos no lindo Distrito de São Mateus de Minas, parada obrigatória para um café! Saímos de lá agora sentido Pedra de São Domingos, famoso pico que localizado na divisa entre Camanducaia, Córrego do Bom Jesus, Paraisópolis e Gonçalves. O caminho rende lindas fotos e vídeos! Próximo da estrada que sobe para o pico pegamos sentido ao Bairro dos Pereiras (Córrego do Bom Jesus), onde encontramos diversos pontos de parada. De lá descemos para o Bairro Campos do Raposo (Córrego do Bom Jesus) também com diversos empreendimentos locais. Depois de 30km pedalando, é claro que demos umas paradinhas para degustar as delícias mineiras né. Seguimos por mais 9km de descidas e vistas incríveis e chegamos ao final de nossa jornada, o Santuário de Bom Jesus, em Córrego do Bom Jesus. Só gratidão pela inesquecível experiência!

Duração estimada: Treino 2:30h – Moderado 3:30h – Passeio 5:00h

Outono/Inverno com Sol

Veja onde carimbar seu passaporte nas cidades da Etapa 6 da Rota Verde

Local Endereço Horário de funcionamento
Restaurante da Zuca Avenida José Caetano de Melo 175 Distrito São Mateus 7h às 16h;
Supermercado Nogueira Santos Praça Bento Bueno de Moraes 7:30 às 19:30;
Camandu’s café Rua Tomas Antonio Gonzaga 282 7h às 19:30, Segunda a Sábado;

LocalEndereçoHorário de funcionamento
Empório da RoçaR. Américo Sales, 338 – 390, Córrego do Bom Jesus – MG, 37605-0008h às 17h;
Pão da FeuRUA SEBASTIAO FAUSTINO SALLES; Numero: 3; Bairro: CENTRO8h às 17h;
Mercado da PraçaPraça Miguel Chiaradia,49 -Bairro Centro7h às 22h;
Teressas RestauranteR. Cel. Emíliano, 116, Córrego do Bom Jesus – MG, 37605-00011h às 23h de Sexta a Segunda- feira;